Frente fria põe fim ao veranico e anuncia chegada do primeiro grande frio de 2025
Depois de dias marcados por calor acima da média em diversas regiões do país, o chamado "veranico" está com os dias contados. Uma frente fria que avança pelo Sudeste neste fim de semana deve encerrar o período de temperaturas elevadas e abrir caminho
Mudança já começa neste fim de semana
De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, a frente fria que chega ao Sudeste já é suficiente para romper o bloqueio atmosférico que vinha mantendo o tempo mais quente e seco. Com isso, o ar frio começará a ganhar força nos próximos dias, embora o frio mais intenso ainda esteja por vir.
"Neste fim de semana, não vai ser um frio muito grande em nenhuma parte do Brasil. Já há geada em algumas áreas do Rio Grande do Sul e isso deve continuar, mas em regiões cada vez mais restritas", explica Luengo.
A frente fria, de origem oceânica, deve provocar chuva forte nesta sexta-feira (23) especialmente no litoral de São Paulo e no Rio de Janeiro. A queda de temperatura será sentida principalmente nas regiões Sul e Sudeste entre sexta e sábado, mas deve perder força já no domingo (26), quando os termômetros voltam a subir.
No Nordeste, a chuva deve diminuir um pouco, com pancadas mais localizadas no norte do Maranhão. No Norte do país, a previsão é de temporais principalmente no norte do Pará.
Primeira grande onda de frio começa na próxima semana
A partir da próxima semana, porém, o cenário muda de forma mais significativa. Meteorologistas da Climatempo já monitoram o avanço de uma massa de ar polar com características continentais – ou seja, que se desloca pelo interior da América do Sul, e não pelo oceano. Esse tipo de sistema costuma causar quedas mais acentuadas nas temperaturas.
Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, a onda de frio deve atingir não apenas a região Sul, mas também o Sudeste, o Centro-Oeste e até áreas da região Norte do país.
"A massa de ar frio pode avançar pelo país em duas etapas", explica Josélia.
Duas etapas de frio
A primeira "dose" de ar frio deve chegar entre os dias 27 e 28 de maio, com uma frente fria que trará chuva para o Sul e instabilidade em parte de São Paulo e do Mato Grosso. A queda de temperatura, no entanto, não deve ser tão intensa neste momento por conta do excesso de nebulosidade e chuva, especialmente no Sudeste.
Já a segunda "onda" polar, prevista para avançar entre 31 de maio e 1º de junho, promete ser mais intensa. Com ela, as temperaturas devem despencar no Sudeste e no Centro-Oeste, com possibilidade de geada, neve em pontos isolados do Sul e até friagem no Norte do país.
Com isso, o Brasil se prepara para dar adeus ao calor atípico dos últimos dias e abrir oficialmente a temporada de frio em 2025.
Fonte: G1
Redação: Liberdade FM