Após quase cinco anos em Confresa, delegado Bruno Gomes se despede e assume delegacia em Água Boa

Após quase cinco anos atuando em Confresa, o delegado regional Bruno Gomes Borges se despede da cidade para assumir a Delegacia de Polícia de Água Boa, no Médio Araguaia. À frente da Delegacia Regional nos últimos três anos, Bruno também foi titular da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (DERF) e deixa um legado de ações de combate ao crime organizado, sobretudo aos crimes patrimoniais.

Conforme apurou o site Olhar Alerta, durante sua gestão, foram realizadas dezenas de operações, prisões em flagrante e ações conjuntas com outras forças de segurança. Além da repressão qualificada à criminalidade, o delegado, enquanto regional, se destacou por promover melhorias estruturais nas unidades policiais da região, com reformas, ampliações e reforço no efetivo.



O novo delegado regional será Allan Vitor, que já atuou em Confresa no início da carreira, inclusive como titular da DERF. Ele retorna ao município após atuar em outras unidades do Estado, como Primavera do Leste e Lucas do Rio Verde.

Em entrevista ao Olhar Alerta, Bruno Gomes fez um balanço da sua trajetória em Confresa, relembrou operações marcantes e comentou sobre a possibilidade de retornar à cidade no futuro. Veja os principais trechos:

Olhar Alerta: Você está deixando Confresa após quanto tempo?

Delegado Bruno: Quatro anos e meio. Cheguei no final de novembro de 2020, inicialmente como titular da Delegacia de Polícia de Confresa. Depois de aproximadamente um ano e meio, fui designado para assumir a Delegacia Regional. Desde então, estou à frente da regional — completam três anos nessa função. Agora, com as últimas movimentações da Polícia Civil no interior do estado, surgiu a oportunidade de remoção e fui designado para assumir a delegacia do município de Água Boa.

Olhar Alerta: Quais os principais avanços nesse período?

Delegado Bruno: Foi muito trabalho desenvolvido. Muitas operações que conduzi diretamente, principalmente na repressão aos crimes patrimoniais, enquanto estive à frente da DERF. Já como gestor regional, tivemos diversas melhorias estruturais para as delegacias da região: reformas, ampliações, mudanças de prédio, aquisição de mais servidores e policiais civis. Também construímos um excelente relacionamento com outras instituições de segurança pública — Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Politec — além das prefeituras, câmaras de vereadores e os conselhos de segurança. Saio com a sensação de dever cumprido. Me considero um “confresense de criação”, porque cresci aqui como profissional e como pessoa.



Olhar Alerta: Teve algum caso que marcou mais sua trajetória aqui?

Delegado Bruno: Geralmente, os casos do início da carreira marcam bastante. Um que me marcou muito foi quando eu estava como titular da DERF e aconteceu um grande roubo em uma propriedade rural aqui do município. Eu também estava de plantão na ocasião. Com uma ação rápida da Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar de Confresa e até do estado do Pará, conseguimos recuperar integralmente os animais bovinos que tinham sido roubados, com violência contra os proprietários. Foi uma investigação e operação que me marcou bastante. Depois disso, conduzi muitas outras operações, tanto na DERF quanto na Regional.



Olhar Alerta: A experiência em Mato Grosso mudou sua forma de atuar?

Delegado Bruno: Ser delegado em Mato Grosso sempre foi meu sonho desde o início da faculdade de Direito. Durante o curso, ingressei como investigador da Polícia de Goiás, depois fui delegado por dois anos e meio no Tocantins, onde fiz muitos amigos e tive uma ótima experiência. Mas minha meta era vir para Mato Grosso, e graças a Deus consegui. Comecei a carreira de delegado aqui em Confresa, e exerci essa função até agora com muita satisfação. A mudança para Mato Grosso foi a realização de um sonho.

Olhar Alerta: Existe a possibilidade de retornar a Confresa no futuro?

Delegado Bruno: 
Com certeza. Saio da cidade por motivos pessoais, mas nenhum deles tem a ver com insatisfação. Pelo contrário: amo trabalhar aqui. Sempre comecei o dia motivado, com alegria em servir. Então, se surgir uma oportunidade — seja por vontade própria ou por determinação da administração pública —, posso sim retornar no futuro. Deixo amigos e familiares aqui, e tenho muito carinho pela região.



Olhar Alerta: Que mensagem deixa para a equipe da Polícia Civil e para a população?

Delegado Bruno: Sempre trabalhei com os melhores. Os policiais que atuam aqui são extremamente dedicados, mesmo enfrentando todas as dificuldades de uma região distante da capital e em constante crescimento — inclusive no que diz respeito à criminalidade. Tenho enorme gratidão por todos os policiais civis da regional. Eles demonstram vocação, coragem e eficiência. À população de Confresa e região, meu muito obrigado pela acolhida desde o início, pela confiança, pelas mensagens e pelo reconhecimento do nosso trabalho. Também agradeço aos órgãos públicos, aos parceiros da segurança, ao Conselho Municipal e à imprensa, que sempre esteve ao lado da Polícia Civil dando visibilidade ao nosso serviço. Saio com orgulho e com o coração grato.


lIBERDADE FM - OLHAR ALERTA