Água Boa unida contra as queimadas: um chamado à população

A Prefeitura de Água Boa, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, reforça o compromisso no combate aos incêndios florestais e às queimadas urbanas. Com o período proibitivo em vigor (julho a novembro), as ações de fiscalização e conscientização estão sendo intensificadas. A participação da população é essencial para vencer essa luta.
Queimadas urbanas são crime o ano todo. Incendiar lixo doméstico, folhas secas, galhadas ou qualquer resíduo — inclusive substâncias tóxicas — pode gerar consequências graves, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde da população.
Além de ser crime ambiental, queimada urbana também configura infração sanitária, podendo resultar em advertência, multa e até prestação de serviços à comunidade.
O capitão Cuiabano, do 4º comando regional do corpo de bombeiro militar de Mato Grosso, foi enfático:
“Queimada é crime. Nós do Corpo de Bombeiros e da Prefeitura Municipal estamos de olho em você.”
Já a enfermeira coordenadora da Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Água Boa, alertou:
“As queimadas não fazem só mal à saúde, como também constituem infração sanitária passível de penalidades. Portanto, precisamos que a população continue fazendo as denúncias através dos canais oficiais da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros para que possamos instituir as medidas cabíveis.”Atenção, os perigos das queimadas vão além do fogo. As queimadas urbanas e florestais liberam poluentes que afetam diretamente o sistema respiratório, especialmente em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. A fumaça pode agravar quadros de asma, bronquite, alergias e até infecções pulmonares.
No meio ambiente, os danos são devastadores: morte de animais silvestres, destruição da flora, empobrecimento do solo, poluição do ar e desequilíbrio climático.
FAÇA SUA PARTE: DENUNCIE!
A população de Água Boa é parte fundamental na proteção da cidade e do meio ambiente. Se você presenciar qualquer tipo de queimada, não se cale. Denuncie!
Canais de denúncia:
- Vigilância Sanitária: (66) 9 9994-5558
- Corpo de Bombeiros: (66) 9 8157-0062
Fonte: Ascom
Redação: Liberdade FM