Empresário e suplente de vereador de Água Boa segue preso após Operação da Polícia Civil

O empresário e suplente de vereador de Água Boa, Renato Locatelli, conhecido como “Renatin do Arroz”, continua preso após ser detido durante a Operação Porta Fechada, deflagrada pela Polícia Civil de Água Boa no final de outubro. A ação teve como objetivo o combate às organizações criminosas e ao tráfico de drogas no município e região.

De acordo com informações da Polícia Civil, a operação cumpriu 13 ordens judiciais de busca e apreensão, sendo 11 em Água Boa, 1 em Nova Xavantina e 1 em Ribeirão Cascalheira. Além disso, 11 mandados de prisão preventiva foram executados — 5 em Água Boa e 6 contra pessoas que já se encontravam presas.

Durante o cumprimento das medidas, Renato Locatelli foi detido por dois atos judiciais distintos: um mandado de prisão expedido pela Comarca de Cuiabá e outro relacionado à posse de arma de fogo em Água Boa.

Após a prisão, ele passou por audiência de custódia, sendo liberado em razão do alvará de soltura referente à posse da arma de fogo. No entanto, segundo a Polícia Civil, o empresário deveria ter permanecido detido devido ao mandado ativo da capital, o que gerou a necessidade de correção do procedimento.

No dia seguinte à liberação, o advogado de Locatelli o acompanhou até a Delegacia de Polícia Civil de Água Boa, onde o empresário se apresentou voluntariamente para o cumprimento da ordem judicial de Cuiabá. Ele foi reconduzido ao Presídio Major Zuzi Alves da Silva, onde permanece detido.

A Polícia Civil segue com as investigações da Operação Porta Fechada, que visa desarticular redes criminosas atuantes no tráfico de entorpecentes e em outros crimes correlatos na região do Araguaia.