Nova Nazaré – INDEA alerta: emissão de guias de trânsito animal poderão ser bloqueadas a partir de 7 de novembro
O bloqueio ocorrerá ao produtor que não realizou a comunicação de estoque de rebanhos
A campanha de atualização de estoque de rebanhos (etapa 02/2025), promovida pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA-MT), foi iniciada. A mesma será realizada de 01 de novembro a 10 de dezembro de 2025, em todo território mato-grossense.
Segundo o Médico Veterinário do Indea de Nova Nazaré, Jader Bahia, os produtores rurais de bovinos, bubalinos, suínos e aves comerciais têm a obrigatoriedade de informar ao Governo do Estado, o quantitativo do rebanho e dados gerais da propriedade.
O profissional cita que a campanha de atualização de estoques de rebanhos é realizada duas vezes por ano, nos meses de maio e novembro, substituindo a campanha de vacinação contra a febre aftosa e serve para nortear o Governo do Estado no planejamento e execução da defesa sanitária animal garantindo a manutenção da certificação sanitária do rebanho mato-grossense e a competitividade para o setor nos mercados internacionais.
O produtor rural poderá fazer a comunicação presencialmente em qualquer unidade do Indea ou através do acesso ao sistema – Para ter acesso ao módulo do produtor, deve-se requerer o cadastro em alguma unidade do Indea, e assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado.
Bahia conclui informando que aquele produtor rural que não efetivar a comunicação no tempo previsto, está sujeito a multa pecuniária (27 UPF/MT – R$ 6.849,09 – mês de referência novembro de 2025. *Sujeito a alteração). Destaca-se que as explorações sem comunicação de estoque, ficam impedidas de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), a partir do dia 7 de novembro de 2025, exceto se o animal for para abate. Também pontua-se que os criadores de ovinos, caprinos, equinos, muares, asininos, aves de subsistência, peixes, e abelhas também são público alvo da campanha.
- INDEA Nova Nazaré
