Projeto Educonect@: educação como ferramenta de enfrentamento à violência contra a mulher
Iniciativa leva conhecimento sobre a Lei Maria da Penha para as escolas e fortalece a conscientização de estudantes, famílias e comunidade em Água Boa
A assistência Social através da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, em parceria com a Secretaria de Educação e Conselho da Mulher, lança o projeto EDUCONECT@.
A violência doméstica e familiar contra a mulher constitui-se como um grave problema social, histórico e estrutural, que afeta diretamente a dignidade humana, os direitos fundamentais e o desenvolvimento saudável das relações sociais. no Brasil, a lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, representa um importante marco legal no enfrentamento à violência contra a mulher, ao estabelecer mecanismos de prevenção, proteção, e punição aos agressores.
Nesse contexto, a escola surge como um espaço privilegiado para a promoção de uma cultura de respeito, igualdade de gênero e não violência. A educação é reconhecida como um dos meios mais eficazes de prevenção e erradicação da violência, pois possibilita a formação de uma consciência crítica desde a infância até a vida adulta. Assim, levar o conteúdo da Lei Maria da Penha para o ambiente escolar através do Projeto Educonect@ torna-se uma estratégia fundamental para conscientizar estudantes, fortalecer valores éticos e contribuir para a transformação social sobre a realidade local, do triste cenário de violência doméstica no município de Água Boa.
O presente projeto nasce da necessidade de desenvolver ações educativas voltadas ao público escolar, considerando que o conhecimento adquirido pelos estudantes pode ultrapassar os da escola e alcançar suas famílias e a comunidade em geral, funcionando para a Coordenadoria de Pol. Púb. Para Mulheres como um importante instrumento de prevenção da violência doméstica e familiar.
Rádio Liberdade FM é parceira e apoiadora da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres.
