Prazo para cadastro de áreas de soja no Indea termina amanhã (15/02) em Mato Grosso

Produtores que não realizarem o registro obrigatório estarão sujeitos à multa; procedimento pode ser feito online pelo Sisdev


    VEJA A MATÉRIA COMPLETA NO VIDEO COM VALDIR PACHECO, DO VIDA RURAL MT.     

 

Os sojicultores de Mato Grosso têm até amanhã, 15 de fevereiro, para realizar o cadastramento das unidades de produção junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea). O registro é obrigatório e fundamental para o controle sanitário das lavouras no estado.

O cadastro pode ser feito de forma online, por meio do Sistema de Defesa Sanitária Vegetal (Sisdev)

Para efetuar o registro, o produtor deve informar dados como área total plantada, localização geográfica da propriedade, variedade cultivada, entre outras informações técnicas relacionadas à produção.

O não cumprimento do prazo legal pode resultar em multa equivalente a 10 Unidades Padrão Fiscal (UPFs). Em janeiro, o valor corresponde a R$ 2.543,60.

 

Números da última safra

Na safra 2024/2025, foram cadastradas 16.319 unidades de produção de soja, envolvendo 8.993 produtores e totalizando mais de 11,3 milhões de hectares plantados em Mato Grosso.

Até o dia 26 de janeiro deste ano, 8.175 unidades já haviam sido cadastradas, representando aproximadamente sete milhões de hectares declarados por 4.697 sojicultores.

Os dados oficiais sobre áreas de plantio por safra estão disponíveis ao público no portal do Indea, por meio do link “Áreas de Plantio por Safra”.

Com o prazo se encerrando amanhã, o alerta é para que os produtores que ainda não regularizaram a situação façam o cadastramento o quanto antes para evitar penalidades.

Redação: Hedianne Alves / Liberdade FM (INDEA/MT)